Quarta, 15/05/2010

Boa noite!
Ficamos muito felizes em receber, na semana passada, os representantes de algumas ongs de proteção animal. As visitas ocorreram em virtude das denuncias de maus tratos às quais acusam o CEMPA. As portas do canil nunca estiveram fechadas para visitas. Doações, adoções e visitas são muito bem vindas.
Assim como outras ongs, o GAE de Porto Alegre foi no canil nos visitar e presenciou o que realmente acontece no canil. Durante a visita, o diretor do canil, dr. Fabio Almeida, acompanhou os visitantes mostrando cada parte da estrutura do canil. O GAE nos mandou um e-mail esta semana com suas conclusões e com as fotos tiradas do canil. Estamos divulgando este e-mail para que todos possam compartilhar a opinião de quem esteve semana passada no canil.
Obrigado GAE, também estamos muito felizes e amamos o que fazemos!
A seguir, o e-mail:


From: GAE POA
To: gae-poa@googlegroups.com
Cc: mgda
Sent: Saturday, May 15, 2010 6:28 PM
Subject: CEMPA - canil São Leopoldo

Em uma visita que durou cerca de duas horas, Silvana Sita, Maria Luiza Nunes (Movimento Gaúcho de Defesa Animal) e eu, Nazareth, percorremos todas as instalações do canil de São Leopoldo. Há muitos animais, dos quais um número considerável de vítimas de atropelamento que dão muita pena, doenças (infectocontagiosas e não-infecto - os primeiros no isolamento, vítimas sobretudo de cinomose), embora a maioria seja de cães saudáveis, aparentemente bem nutridos, sem doenças de pele, sem pulgas ou carrapatos. Os poucos muito magros são os recém chegados, um deles vivia numa praça onde era vítima de estupro por drogados.

O administrador, dr. Fábio Dutra, contratado da Prefeitura, não proíbe a entrada de visitantes. Enquanto lá estávamos, chegaram três pessoas envolvidas com uma questão de gatinhos abandonados.


O canil tem uma rotina de alimentação com horário para a ração ser servida e horário para a limpeza , que em geral (como quem tem cães sabe bem) deve ocorrer entre meia e uma hora após a refeição. Os cães debilitados recebem um reforço em horário igualmente estipulado.


Assim como nós não recebemos visitas em qualquer horário nas nossas casas, assim como qualquer repartição pública não abre suas seções internas a visitantes a qualquer horário, o canil tenta manter suas rotinas e cuidados. Assim como hospitais não recebem visitas a qualquer tempo e nem permitem que as visitas alimentem ou mediquem indiscriminadamente os pacientes, também o canil deve ter suas regras.


Vimos um lugar organizado - com deficiências de instalações apontadas pelo próprio dr. Fabio que também relatou os projetos de melhorias a serem feitas, visando, por exemplo, canis que recebam sempre sol (de manhã ou de tarde) e longe da umidade.

Comparado a abrigos particulares que conhecemos, que não têm sala de banho, isolamento, casinhas individuais, canis sem superpopulação, quatro veterinários em turno integral, funcionários específicos para limpeza, apesar de ajuntamento de cães estar muito longe do ideal que é os cães terem famílias que os acolham, este canil não faz, pelo menos segundo o que testemunhamos, jus a qualquer tipo de oposição.

Como reiterou dr. Fábio, o ideal seria não existirem canis, não haver animais abandonados e doentes pelas ruas.

Isso foi o que constatamos em uma visita. Se outras pessoas sem preconceitos derem prosseguimento a visitas, poderemos ter mais segurança em relação ao fato de que o possível está sendo feito para animais, vítimas do abandono humano nas ruas. A participação da sociedade é importante para garantir que as condições que testemunhamos sejam constantes.

O canil aceita e precisa muito de voluntariado para muitas tarefas que ajudam sem interferir nas suas rotinas:
doação de rações para cães e gatos,
doação de jornais,
doação de material de limpeza
doação de medicamentos (antibióticos, vermífugos, antipulgas, entre outros)
doação de roupinhas para o inverno que praticamente já chegou
apoio para doação dos animais que são encaminhados para adoção após esterilizados, campanha para não abandono e guarda responsável de animais domésticos.

Assim, há muitas formas de apoiar o CEMPA e os animais que lá se encontram abrigados sempre que a intenção for ajudar os animais.

E, sendo esta a intenção, como é o caso em geral das pessoas que trabalham com afinco na proteção animal, fica aqui uma boa sugestão.
Abaixo algumas das fotos da visita:


Muitos dos cães têm casinhas individuais

algumas das quais ficam bem próximas à administração

Há muitos filhotes à espera de adoção, deverminados e sem pulgas

Infelizmente a maioria deles chegará à vida adulta vivendo no canil

A menos que adotantes sem preconceito de raça e de aparência queiram ter a honra de viver com um deles. Acima um dos que perderam os movimentos da parte inferior e se arrastam. São os que mais precisariam de cuidados especiais

O da esquerda também não tem movimentos na parte inferior e nem por isso perde o charme ou a alegria de viver... e de se indignar quando ameaçamos ir embora!

Animais de muito boa aparência e bem dispostos. Se alguém acha que isso é "maquiagem", diga a fórmula para engordar em pouco tempo quase trezentos cães.

Os canis tem bom espaço e ventilação e parte fechada para abrigagem



O gatinho feral vive solto no CEMPA, mas não se aproxima muito. Só nos espiava

No isolamento, os doentes de infecto-contagiosas.

Cachorrinha que foi esterilizada, voltou para sua rua de origem onde era cão comunitário, mas retornou para observação

Cães calmos e de mais idade andam soltos pela administração. Essa aproveitava para pegar o finzinho do sol.
 
Depois do banho, filhotes que irão para tentar a sorte em uma feira de adoções em Porto Alegre



Filhotes que bem poderiam conhecer um lar

Um dos cães machucados em tratamento.

Dr. Fábio atende a um caso de filhote que os irmãozinhos machucaram


Outra moradora livre.

...que não precisa dizer nada.

Quem tiver doações a fazer, pode levar diretamente ao canil e já aproveitar para nos dar notícias do mesmo.
CEMPA - Centro Municipal de Proteção Animal / São Leopoldo RS (Fone: 051 35720320 )
Para conhecer o trabalho e os animais para adoção:
http://cempasl.blogspot.com/

Grupo pela Abolição do Especismo
www.gaepoa.org

10 comentários:

  1. Que bom!!!!
    Assim acaba qualquer tipo de mal entendido em relação aos serviços prestados pelo CEMPA.
    Fico muito feliz de sempre visitar as feiras de filhotes feitas aqui na Fernando Machado (Porto Alegre).
    O cuidado e o carinho demonstrados com todos os animais é imenso.Somente pessoas abnegadas e com muito amor no coração podem dispor de seu sábado em prol de tão linda missão.
    Muitos beijos a todos!

    ResponderExcluir
  2. Espero que o GAE vá com frequência ao canil, pois só assim os cães e gatos serão tratados com dignidade NESTES DIAS...

    ResponderExcluir
  3. Interessante......
    Gostaria de saber a opinião da Sra. Maria Luiza, visto que ela pertenceu a ALPA durante muitos anos.
    Conheço muita gente centrada e atuante, que não concorda com a atual situação do CEMPA.

    ResponderExcluir
  4. Para quem não leu direito: "Animais de muito boa aparência e bem dispostos. Se alguém acha que isso é "maquiagem", diga a fórmula para engordar em pouco tempo quase trezentos cães. "

    As visitas nunca foram proibidas no CEMPA. (Desde que agendadas previamente).

    ResponderExcluir
  5. Só quero saber porque ninguém atende essa merda de telefone quando precisamos???

    ResponderExcluir
  6. É uma vergonha... ficar mais de 1 hora tentando ligar para alguém desses órgãos públicos e não conseguir nenhum contato... os telefones simplesmente não existem ou não atendem mais... cadê a responsabilidade???

    ResponderExcluir
  7. Criticar as atitudes dignas é facil, quero ver se doar para uma ação tão nobre que é ajudar e cuidar de animais abandonados em qualquer local, por um ser que se diz racional?????
    Parabéns a Ong e quem acha que lá não está bom talvez faça em vez de criticar somente.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!

    Preciso fazer um contato, qual fone posso ligar? Aguardo.

    ResponderExcluir
  9. nossa discuçao aqui deveria ser com tirar os animais de la e nao de telefone para colocar mais animais
    castrem seus animais e de preferencia paguem e nao tentem ganhar tudo do governo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito d ser uma volutaria porq eu amo os animais eu vou começar um curso d auxiliar d veterinaria....meu feic è patriciameinerz@hotmail.com è o memo d email espero respostas ....

      Excluir